top of page

UM METRO DE MANGA

Por Giuliano Lucas

Estão dispostas sobre a mesa dez mangas enfileiradas que juntas medem um metro. Foram convidadas onze pessoas para chupar saborosas e suculentas mangas, da forma que lhes proporcionasse maior satisfação, prazer e saciedade.

 

É comum observarmos em sociedades contemporâneas a sexualização dos mais diferentes objetos. No caso da manga, em diversas localidades do país, ela faz referência a genitália masculina (?) e em outras, a feminina (??). Como e por quem são criadas essas relações? 

 

A expressão “chupa essa manga” é facilmente empregada quando se refere ao enfrentamento de um problema por uma das partes envolvidas. Não obstante, a expressão “O cão chupando manga” remonta um cenário adverso de feiura, revés ou alguém tomado pela fúria. Também são inúmeros os ditos populares que se espalham pelo Brasil envolvendo a fatal combinação de manga com algum outro alimento ou bebida (empada, leite, cachaça, café, vinho tinto...), sendo esta combinação a causadora da morte do “soldado do quartel”, em grande parte dos relatos é sempre essa a vítima.

 

Desconheço tamanha doçura entre as frutas como a do desvelar a casca verde de uma pequenina e madura manga-ubá e ser agraciado com o saboroso néctar que me inunda as papilas gustativas. As mangas estão ai para serem chupadas, na forma que cada um achar que proporciona maior prazer e deleite. 

Giuliano Lucas - Porto Alegre /RS)

Filho de um metalúrgico e de uma auxiliar de enfermagem, nascido em 1981, na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre, Giuliano Lucas é fotógrafo, artista visual e ativista político. Pesquisa as intersecções entre Políticas Institucionais, Práticas Políticas e Poéticas identitárias. Além de artista e pesquisador atua também como educador. Ministrou oficinas para comunidade e pessoas em situação de rua, no bairro Floresta, localidade conhecida como área de prostituição na cidade de Porto Alegre. Nas oficinas aproximou temas relevantes da História e Sociologia da arte com a realidade dos participantes no Projeto Casa Grande Arte/Pensamento/Resistência, projeto contemplado com o Prêmio FUNARTE de Arte Negra 2012.

bottom of page